[Documentario] José Carlos Schwarz - A Voz do Povo (Parte 1)

  • Título Original: José Carlos Schwarz - A voz do povo
    Realização: Adulai Djamanca
    Produção: Lx Filmes/MC / ICAM / RTP
    Ano: 2006
    Duração: 52 minutos
    Até poucos anos antes da independência, em 1974, a Guiné-Bissau tinha quinhentos mil habitantes, fragmentados e divididos em 35 etnias. Cada uma delas tinha o seu próprio dialeto, com o qual fazia e cantava a sua própria música a partir de instrumentos tradicionais. Foi então que um homem decidiu pegar em instrumentos musicais das várias etnias e com eles criou uma forma musical que unificou os guineenses: José Carlos Schwarz.
    O documentário retrata a vida de José Carlos Schwarz, poeta e fundador da moderna música da Guiné-Bissau. Nascido em 1949, ele é amplamente reconhecido como um dos mais importantes e notáveis músicos daquele país. Escreveu em português e francês, porém cantava em crioulo.
    Ativista, Schwarz dirigiu o Departamento de Artes e Cultura do paísEm 1970, Schwarz formou o "Cobiana Djazz", banda constituída com um grupo de amigos que o torna conhecido e famosos no País. Durante o período Colonial e durante a luta de libertação atua como ativista do movimento anticolonial. Pratica um atentado com bomba e acaba preso e condenado. Após a independência da Guiné-Bissau, Schwarz tornou-se o diretor do Departamento de Artes e Cultura, e também o responsável pela política de infância guineense.
    Com a sua voz e guitarra sempre denunciou o sofrimento do povo guineense, tanto na era colonial como depois da independência, quando se tornou uma voz incômoda para os dirigentes do país. Não podendo ser eliminado fisicamente, por causa da sua reputação, foi afastado e nomeado encarregado dos negócios da embaixada da Republica da Guiné- Bissau em Cuba.
    Em 1977 iniciou sua carreira na Embaixada da Guiné-Bissau em Cuba e no dia 27 de Maio do mesmo ano, Schwarz vem a falecer em um acidente de avião próximo a Havana. Com imagens de arquivo, e depoimentos de inúmeras pessoas que com ele trabalharam e militaram, sua esposa e dois filhos, o filme constrói uma trajetória de vida deste importante personagem da história e da cena política e cultural da Guiné-Bissau.
    Fonte: tvbrasil.ebc.com.br/nossalingua/episodio/jose-carlos-schwarz-a-voz-do-povo
    Mais músicas de protesto no blog:
    cancioneirodaresistencia.wordpress.com

    Category : Guinea-Bissau Music Videos

    #[documentario]#josé#carlos#schwarz#a#voz#povo#parte#1

    0 Comments and 0 replies
arrow_drop_up